terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Turismo Ornitológico na Macaronésia motiva curso de formação on-line

O Turismo Ornitológico na Macaronésia, motiva curso on-line no âmbito do projecto MACAROAVES - Turismo Ornitológico e Desenvolvimento rural na Macaronésia, com o objectivo de melhorar o conhecimento e a formação dos futuros profissionais de turismo ornitológico e de natureza. 
O curso destina-se a empresas de turismo e guías, hotelaria, técnicos de informação turística, técnicos da administração esencialmente na área do turismo e ambiente, e de um modo geral, a todos os interessados. 
Esta formação foi desenvolvida em formato on-line de modo a chegar ao maior número de pessoas distribuídas pelas várias ilhas dos arquipélagos da Macaronésia, sem os custos associados a formações presenciais. 

Na medida em que os conteúdos são teóricos, a formação on-line torna-se uma ferramenta importante na medida que os formandos podem aceder aos conteúdos através de um computador com ligação à internet, de acordo com a sua disponibilidade de horário e ritmo de estudo. 

A par deste curso foram igualmente desenvolvidas formações presenciais, em algumas ilhas sobre a iniciação à actividade de observação de aves. 

Estas formações tiveram tiveram muita procura e o feed-back tem sido muito positivo, em relação aos conteúdos e interesse das temáticas. 




quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Conheça as Aves dos Açores


Birds of Azores from aidnature.org on Vimeo.

Bird Race Açores a 3 e 4 de Outubro


A Bird Race Açores , decorre nos próximos dias 3 e 4 de Outubro em todo o arquipélago dos Açores. É um evento que tem como objectivo estimular observação de aves no arquipélago e pretende ainda aumentar os registos de aves observadas nos Açores, o conhecimento e valorização da avifauna, espécies ameaçadas e também o respeito pelos seus habitats. 
Para mais informações e inscrições no site  Aves dos Açores  

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Convite para Workshops participativos para elaboração de uma Estratégia de Turismo Ornitológico na Madeira

Exmos(as) Senhores(as), 

No âmbito do projecto MACAROAVES, vimos convidá-lo(a) a estar presente nos Workshops participativos para elaboração de uma Estratégia de Turismo Ornitológico na Madeira:
  • 8 de Julho de 2015, 11 h, no Funchal, Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal
  • 8 de Julho de 2015, 17h30, em São Vicente, Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente
  • 10 de Julho de 2015, 17h30 em Machico, Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho
  • 13 de Julho de 2015, 11h00, na Calheta, Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta
  • 17 de Julho de 2015, 15h30, no Funchal, Auditório Centro Centro de Estudos de História do Atlântico (CHEA)
  • 22 de Julho de 2015, 10h30, na Ribeira Brava, Biblioteca Municipal da Ribeira Brava
Estes Workshops participativos têm como objectivos dar a conhecer e sensibilizar para a temática, bem como definir estratégias de acção para potenciar o turismo ornitológico em cada município, com base na identificação de necessidades e discussão de possíveis medidas, contando com a participação dos agentes locais e de turismo envolvidos. 

Os Workshops são abertos ao público. Para mais informações pode consultar a SPEA Madeira através dos contactos madeira@spea.pt e 291 241 210 ou o seu município. 

Tertúlia: O Turismo Ornitológico na Macaronésia - O caminho a seguir nos Açores?

Em seguimento aos workshops participativos para elaboração de uma estratégia de turismo ornitológico para os Açores, realizou-se no passado dia 26 de Junho uma tertúlia subordinada ao tema: O Turismo Ornitológico na Macaronésia - O Caminho a seguir nos Açores? com apresentações e contributos sobre o caso das Canárias, Madeira e Açores. 
Com este encontro pretendeu-se reunir pessoas para trocar experiências sobre o turismo ornitológico nos vários arquipélagos e discutir a estratégia a seguir para os Açores. 
Para o efeito, foram realizadas apresentações por Patricia Marrero das Canárias, Paulo Oliveira da Madeira e Gerbrand Michielsen, empresário especializado na observação de aves nos Açores. 
Após as apresentações realizou-se um debate com as várias pessoas presentes sobre o caminho a seguir nos Açores, destacando-se os contributos dos consultores do projecto AZORPI que estiveram presentes durante todo o evento. 
O AZORPI é um projecto que visa conhecer o estado das populações do pombo torcaz, sub-espécie endémica dos Açores, e fornecer dados concretos que permitam definir um plano de gestão e conservação eficaz desta espécie. Para o efeito conta com o contributo de consultores especializados das Canárias, Madeira e Ilhas britânicas. 

Descobrindo as Aves Migratórias em São Vicente - Cabo Verde


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Aves Migratórias, a associação Biosfera realizou o passeio "Descobrindo as Aves Migratórias", nos dias 9 e 10 de Maio de 2015 e consistiu num passeio de descoberta pela ETAR de São Vicente, indo ao encontro das aves que passam naquela zona. 
Esta acção teve como objectivos dar a conhecer as aves e engajar mais jovens na observação de aves em Cabo Verde.
Estiveram presentes 17 jovens, na sua maioria estudantes e biólogos. 


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Programa dos Workshops Participativos


PROGRAMA

09:00 - 09:30 - Abertura e recepção dos participantes 
09:30 - 10:30 - Sessão informativa com palestras sobre Turismo Ornitológico nos Açores
10:30 - 10:45 - Pausa para café
10:45 - 11:00 - Processos participativos e apresentação dos trabalhos a desenvolver
11:00 - 12:30 - Sessão de trabalho 1
12:30 - 14:00 - Pausa para almoço
14:00 - 15:30 - Sessão de trabalho 2
15:30 - 15:45 - Pausa para café
15:45 - 16:30  Sessão de trabalho 3
16:30 - 16:45 Encerramento


terça-feira, 2 de junho de 2015

Convite para Workshops participativos para elaboração de Estratégia de Turismo Ornitológico para os Açores


Exmos(as) Senhores(as),

No âmbito do projecto MACAROAVES, vimos convidá-lo(a) a estar presente nos Workshops participativos para elaboração de uma Estratégia de Turismo Ornitológico para os Açores que irão decorrer nos dias:

11 de Junho de 2015, na ilha Terceira, na sede de Os Montanheiros
12 de Junho de 2015, na ilha de São Miguel, no Hotel Ponta Delgada

Com estes Workshops pretende-se informar, debater e recolher as opiniões dos participantes para elaboração da referida estratégia. Para o efeito, serão moderados com base em metodologias e processos participativos por Ursula Caser e Lia Vasconcelos.

As inscrições devem ser realizadas até dia 9 de Junho clicando aqui

Contacto para informações: 295 216 480 


PROGRAMA

09:00 - 09:30 - Abertura e recepção dos participantes 
09:30 - 10:30 - Sessão informativa com palestras sobre Turismo Ornitológico nos Açores
10:30 - 10:45 - Pausa para café
10:45 - 11:00 - Processos participativos e apresentação dos trabalhos a desenvolver
11:00 - 12:30 - Sessão de trabalho 1
12:30 - 14:00 - Pausa para almoço
14:00 - 15:30 - Sessão de trabalho 2
15:30 - 15:45 - Pausa para café
15:45 - 16:30  Sessão de trabalho 3
16:30 - 16:45 Encerramento


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Reunião de Parceiros do projecto na Madeira, de 21 a 25 de Abril de 2015


Nos passados dias 21 a 25 de Abril, realizou-se na ilha da Madeira, a segunda reunião presencial de parceiros, que contou com a presença dos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

O evento incluiu um programa extenso, com dois dias de reuniões de trabalho, bem como saídas de campo para escuta nocturna da freira-da-madeira e reconhecimento de alguns dos locais previstos para colocação dos painéis informativos de turismo ornitológico na ilha da Madeira.

Como temas da agenda, estiveram a revisão e ponto de situação das várias actividades do projecto por cada parceiro, elaboração da Estratégia de Turismo Ornitológico para a Macaronésia e ponto de situação sobre os processos administrativos e financeiros do projecto.

Para mais informações sobre o projecto poderá escrever para macaroaves@gmail.com.