quinta-feira, 2 de julho de 2015

Convite para Workshops participativos para elaboração de uma Estratégia de Turismo Ornitológico na Madeira

Exmos(as) Senhores(as), 

No âmbito do projecto MACAROAVES, vimos convidá-lo(a) a estar presente nos Workshops participativos para elaboração de uma Estratégia de Turismo Ornitológico na Madeira:
  • 8 de Julho de 2015, 11 h, no Funchal, Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal
  • 8 de Julho de 2015, 17h30, em São Vicente, Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente
  • 10 de Julho de 2015, 17h30 em Machico, Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho
  • 13 de Julho de 2015, 11h00, na Calheta, Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta
  • 17 de Julho de 2015, 15h30, no Funchal, Auditório Centro Centro de Estudos de História do Atlântico (CHEA)
  • 22 de Julho de 2015, 10h30, na Ribeira Brava, Biblioteca Municipal da Ribeira Brava
Estes Workshops participativos têm como objectivos dar a conhecer e sensibilizar para a temática, bem como definir estratégias de acção para potenciar o turismo ornitológico em cada município, com base na identificação de necessidades e discussão de possíveis medidas, contando com a participação dos agentes locais e de turismo envolvidos. 

Os Workshops são abertos ao público. Para mais informações pode consultar a SPEA Madeira através dos contactos madeira@spea.pt e 291 241 210 ou o seu município. 

Tertúlia: O Turismo Ornitológico na Macaronésia - O caminho a seguir nos Açores?

Em seguimento aos workshops participativos para elaboração de uma estratégia de turismo ornitológico para os Açores, realizou-se no passado dia 26 de Junho uma tertúlia subordinada ao tema: O Turismo Ornitológico na Macaronésia - O Caminho a seguir nos Açores? com apresentações e contributos sobre o caso das Canárias, Madeira e Açores. 
Com este encontro pretendeu-se reunir pessoas para trocar experiências sobre o turismo ornitológico nos vários arquipélagos e discutir a estratégia a seguir para os Açores. 
Para o efeito, foram realizadas apresentações por Patricia Marrero das Canárias, Paulo Oliveira da Madeira e Gerbrand Michielsen, empresário especializado na observação de aves nos Açores. 
Após as apresentações realizou-se um debate com as várias pessoas presentes sobre o caminho a seguir nos Açores, destacando-se os contributos dos consultores do projecto AZORPI que estiveram presentes durante todo o evento. 
O AZORPI é um projecto que visa conhecer o estado das populações do pombo torcaz, sub-espécie endémica dos Açores, e fornecer dados concretos que permitam definir um plano de gestão e conservação eficaz desta espécie. Para o efeito conta com o contributo de consultores especializados das Canárias, Madeira e Ilhas britânicas. 

Descobrindo as Aves Migratórias em São Vicente - Cabo Verde


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Aves Migratórias, a associação Biosfera realizou o passeio "Descobrindo as Aves Migratórias", nos dias 9 e 10 de Maio de 2015 e consistiu num passeio de descoberta pela ETAR de São Vicente, indo ao encontro das aves que passam naquela zona. 
Esta acção teve como objectivos dar a conhecer as aves e engajar mais jovens na observação de aves em Cabo Verde.
Estiveram presentes 17 jovens, na sua maioria estudantes e biólogos.