O Projecto

Devido ao elevado valor natural da Macaronesia, e ao grande número de turistas que recebe, pretende-se compatibilizar o turismo com a conservação, em especial das suas aves, promovendo o desenvolvimento rural dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, usando como ferramentas  a singularidade dos seus espaços naturais e da sua avifauna.


O turismo ornitológico apresenta-se como um produto de valor acrescentado à oferta actual de ecoturismo dirigido aos visitantes destes arquipélagos.  Para este pretende-se elaborar um documento de planificação e desenvolvimento da actividade, e a selecção de zonas naturais onde se efectuarão acções demonstrativas adequando e implementando infra-estruturas para o turismo ornitológico (painéis interpretativos, observatórios, etc.)

Também se pretende formar guias locais que promovam empresas de turismo ornitológico locais, e melhorar o conhecimento do meio natural e das aves, nos sectores já existentes implicados neste turismo (guias da natureza, industria hoteleira, gestores, etc.). Portanto, de uma forma geral pretende-se fomentar o turismo ornitológico como um recurso complementar e que respeite o meio ambiente.

OBJECTIVO GERAL
Desenvolver acções que compatibilizam o turismo com a conservação do meio ambiente, e em especial das aves na Macaronesia, promovendo o desenvolvimento rural das suas ilhas, usando como recurso a singularidade dos seus espaços naturais e da sua avifauna.

Objectivo Especifico 1. Elaborar uma estratégia de turismo ornitológico para a Macaronesia,que defina, planifique e desenvolva uma série de medidas e acções que promovam o turismo de forma sustentável tendo em conta as singularidades de cada arquipélago.

Objectivo Específico 2. Identificar espaços naturais em cada arquipélago que apresentem potencial para o turismo ornitológico, seleccionando áreas demonstrativas para implementar meios e infra-estruturas de apoio ao turismo ornitológico

Objectivo  Especifico 3.  Fomentar o turismo ornitológico como um recurso complementar para o turista que visita a Macaronesia, e ao mesmo tempo convertê-lo num recurso de respeito para com o meio ambiente.

Objectivo específico 4.  Formação de guias locais que promovam e apoiem a criação de empresas de turismo ornitológico, e promover a formação ambiental de sectores implicados no mesmo, como indústria hoteleira, guias da natureza, gestores ambientais, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário